Dicas para gerenciar sua equipe com harmonia
Eu acredito que gerenciar uma equipe é um dos maiores desafios,
principalmente para o executivo ou o empreendedor que quer crescer o
negócio e contar com um número de colaboradores cada vez maior.
Segue abaixo dicas que a psicóloga Clarissa de Franco, professora da
pós-graduação em RH da Faculdade Anchieta, escreveu ensinando quais são as armadilhas dos erros que podem prejudicar a convivência entre colegas de trabalho. Ao ler percebi que pequenas mudanças no comportamento podem fazer a grande diferença.
Que tal praticá-las nesta semana?
1. Concentre-se nas suas atividades… mas não se isole“É preciso
concentrar-se nas próprias atividades, mas estar atento ao outro,
cooperando sempre que possível. Se um funcionário permanece dentro de seu mundo de expectativas, metas, tarefas, passando a enxergar os parceiros
apenas como agregados do ambiente de trabalho, sua visão tende a subjugar a importância da equipe com um todo.”
2. Interaja com os colegas… mas seja discreto“Se estamos conectados ao
ambiente, é menos provável que cometamos erros. No entanto, se um
funcionário olha demais para o lado, buscando saber o que os colegas estão
fazendo, a hora em que estão chegando, qual o salário deles… isso também
gera problemas, pois ele está se tornando invasivo e indiscreto.”
3. Seja observador… mas não procure falhas no vizinho“Cada um deve
possuir consciência de seus limites e deveres e nunca devemos apontar as
falhas de um colega em tom de fofoca ou de modo comparativo, dizendo, por
exemplo, que ‘fulano não faz isso e eu tenho que fazer’.”
4. Converse… mas não vá direto ao chefe“Se você tem um problema com um
colega, tente solucioná-lo com o próprio antes de levar a questão à chefia.
Caso contrário, você poderá ser visto como fofoqueiro, antipático e até
traidor.”
5. Discuta a relação… mas pondere suas palavras “Na hora de abrir o jogo
com o colega, fique atento ao modo como fala e ao conteúdo do que é dito. É
preciso certificar-se de que o outro está acompanhando seu raciocínio e, ao
mesmo tempo, ter certeza de aquele diálogo está sendo travado em benefício
da empresa e de todos que lá convivem, e não por uma questão de orgulho ou desavença pessoal.”
6. Ouça… e também reflita sobre o seu papel “Na conversa, não critique
apenas. Ouça, aceite críticas e procure refletir honestamente sobre o que
está sendo dito. Às vezes, podemos descobrir que quem precisa mudar somos nós e não os outros.”
7. E, acima de tudo, coopere com os colegas“O que importa, dentro de uma
empresa, é cada qual realizar suas tarefas do modo mais positivo possível,
buscando um clima de parceria e cooperatividade. O time só vence quando
cada jogador tem consciência de seu papel, garra e precisão para
desempenhá-lo corretamente e generosidade para passar a bola na hora certa para quem estiver melhor posicionado. Vaidade, com certeza, só atrapalha o resultado final.”
Fonte: Por Michelle Veronese
Caso não deseje mais receber este gênero de mensagens, favor informar-me.
Princípio do Programa Gestão Sem Lacunas:
7. COMPREENDA A INFLUÊNCIA DO HUMANO EM TUDO.(comentário)
A vida melhora imensamente quando você pára de deixar as coisas acontecerem e passa a fazer as coisas acontecerem.
Ao invés de ser uma vítima, seja alguém que faz.
Ao invés de procurar alguém para culpar, procure pelo que você pode fazer.
Ao invés de perguntar:
“Por que isso aconteceu comigo?”, pergunte “O que posso fazer?”
Estabeleça suas prioridades e concentre-se em seus objetivos.
Nenhuma situação pode lhe derrotar quando você vive com determinação.
As coisas que lhe acontecem têm uma importância menor ao lado do que você pode fazer com elas.
Seu senso de direção, seu foco, seu comprometimento e ação eficaz guiarão
você em qualquer situação, não importa o que aconteça.
Seja responsável – nos seus pensamentos, suas palavras, suas crenças, suas
ações – pelas coisas que acontecem, e elas serão muito mais ao seu gosto.
Faça a vida acontecer e ela acontecerá para você também.
Acredite, sonhos podem se tornar realidade.
Olá,sou uma Micro Empresária no ramo de tatuagem e piercing, tenho 10 funcionários e enfrento problemas em relação a harmonia, talvez por culpa minha mesmo, deveria ficar mais na loja e prestar atenção ao que acontece, mas acabo deixando por conta deles e não esta dando muito certo.
Resolvi então pesquisar sobre o assunto e achei este site, amei!
Fiz uma pesquisa com os meus funcionários, perguntei para os mesmo:
O que você faria para melhorar a loja e o ambiente de trabalho?
Eles não deram idéia nenhuma, alegando que já fazem e só precisam ser reconhecidos, ou seja… pedindo aumento de salario.
E fiz uma outra pergunta também.
O que você espera da Wtattoo:
Todos torcem pelo desempenho da loja, querem crescer , e ser reconhecidos de acordo com o desempenho.
É isso, pretendo responder a cada um dos meus funcionários, e deixar bem claro o papel de cada um, quero reponder com muita inteligência, cautela e clareza, acredito que estas sugestoes vão me ajudar, muito obrigada!
Olá, tudo bem?
Estou fazendo um blogg, pra colocar algumas ideias que as pessoas me pediram. Achei muito boa a ideia desse texto pra gerenciar uma equipe com harmonia, por isso eu gostaria de saber se posso usá-lo em meu blog, sendo que, com os devidos créditos do seu blog, claro.
Obrigada, aguardo uma resposta (:
E Parabens!
Um abraço!
ok, sem problema.
Valeu!
Parabens, otima materia… concreta e focada em um objetivo… gostei muito e está de parabens.. bjinhus
Gostei do que acabei de ler e gostaria de sugestoes p/ melhor dezempenho do trabalho em equipe.
agardo resposta,
No que pudermos ajudar pode contar. A idéia de muitas destas mensagens do blog é justamente essa. Nos posts que abordam os aspectos relacionados a gestão de pessoas ou de relacionamento em geral vemos em via de regra que o que esquecemos demais é de ter sensibilidade para reagir adequadamente ao comportamento dos outros. No ambiente corporativo, com certeza, há muitas vezes um competição acirrada que o sistema de busca de melhores resultados incentiva quando as recompensas são determinadas individualmente. Ou seja, o individual em detrimento do coletivo. Mas, por outro, muitos momentos agimos sem pensar no bem estar do outro por mera dificuldade de se colocar em seu lugar e por pura cultura. Fazemos isso no trabalho, em nosso prédio e nos diversos locias que frequentamos. Vou escrever um pouco mais sobre isso qualquer dia.
amei, sua colocações foram bem precisa e diretas.
Gostei muito da matéria,parece que se encaixou como uma luva para meus objetivos,tenho uma equide com 8 pessoas e gerencio uma loja de utilidades domésticas.Comecei á um ano como repositor e com 20 dias de trabalho assumi a gerencia ,fiquei meio receoso mas com o tempo fui desempenhando um bom trabalho.Procuro ler atentamente á este tipo de matéria e colocá-las em prática ,isso tem me ajudado muito.